A iluminação pública é um serviço essencial, que leva segurança e bem-estar para a população, além de enaltecer as belezas das cidades
É quase impossível pensar em um centro urbano sem pensar nos tipos de iluminação pública existentes ali. A cidade precisa estar iluminada, garantindo segurança para as pessoas que trafegam pelos locais.
Ruas, calçadas, estradas, rodovias, praças e orlas: todos esses lugares da cidade precisam de cuidados do município, que deve garantir luzes eficientes e manutenção periódica para que a população possa usufruir das regiões da melhor forma.
Existem diferentes tipos de iluminação pública que o município pode oferecer
De acordo com a legislação brasileira, todos os municípios do país devem garantir iluminação pública de qualidade aos cidadãos. Dessa forma, as prefeituras podem optar por oferecer esse serviço através de concessões.
O que são concessões?
A palavra “concessão” significa conceder algo a alguém ou alguma instituição. Na área do serviço público e direito administrativo, essa palavra está relacionada à forma que entidades do governo encarregam uma empresa, que costuma ser privada, para a prestação de um serviço.
Dentro dos tipos de iluminação pública, é muito comum que as concessões sejam feitas através de parceria público-privada (PPP).
Parceria Público-Privada (PPP)
A PPP é a realização de obras e serviços públicos que contam com a ajuda de empresas privadas.
São as empresas responsáveis por projetar, construir e financiar as obras que tenham interesse direto da população, enquanto o governo atua como fiscalizador.
Nesse tipo de parceria, a empresa é remunerada pelo governo ou a partir de uma combinação de recursos públicos e dos cidadãos (que pagam através dos impostos). Os contratos têm duração que varia entre 5 a 35 anos, o que garante maior estabilidade para a população, já que não há interrupções causadas pela troca de poder de 4 em 4 anos.
Dentro dos tipos de iluminação pública, a PPP possui grandes vantagens para o governo e toda a população.
A QLuz é uma PPP
A concessionária QLuz (@qluzpalhoca), criada pela Quantum Engenharia (@quantumengenharia.sc), é responsável pela iluminação pública da cidade de Palhoça (SC) através de parceria público-privada desde 2020.
A QLuz investiu em sustentabilidade, economia, segurança e a construção de uma cidade inteligente foi o que norteou o processo de modernização da iluminação pública de Palhoça.
Os mais de 27 mil pontos de iluminação na cidade contam com o monitoramento remoto do parque em tempo real. Tecnologia que permite, principalmente, detectar e resolver falhas de forma mais ágil e eficaz.
Atualmente, Palhoça tem o título de primeira cidade do Brasil com iluminação pública 100% em LED e telegestão. Essa transformação garante a prefeitura de Palhoça uma economia de até 63% com os gastos de energia elétrica do sistema de iluminação pública. Da mesma forma que traz benefícios ao meio ambiente, já que as lâmpadas de LED são mais sustentáveis.
Dentro dos tipos de iluminação pública, as lâmpadas LED fazem diferença
Agora que já vimos sobre os tipos de iluminação pública no âmbito das concessões feitas pelos municípios, vamos falar agora dos tipos de lâmpadas presentes nesse tipo de iluminação.
A substituição das lâmpadas comuns por dispositivos de LED na iluminação pública podem oferecer uma economia de até 85% no consumo das cidades e cerca de 40% nas contas públicas, de acordo com um estudo realizado pela Philips em parceria com o Climate Group, onde foram avaliadas várias cidades ao redor do mundo, incluindo grandes centros urbanos como Nova York e Londres.
Além disso, as lâmpadas LED possuem uma vida útil muito maior do que as antigas lâmpadas de sódio, podendo durar mais que o dobro do tempo – elas podem durar até 11 anos sem a necessidade de troca!
Economia, sustentabilidade e embelezamento da cidade
Dentro dos tipos de iluminação pública, as lâmpadas LED são as melhores opções atualmente. Sabendo disso, a QLuz não poupou esforços para garantir que toda a iluminação pública de Palhoça fosse feita com esse tipo de luz.
O LED também suporta melhor as condições bruscas de tempo e temperatura, sendo mais resistente a choques, vibrações e impactos externos. Dessa forma, os gastos com manutenção são menores que no sistema antigo, o que também gera economia financeira ao município e torna a iluminação mais sustentável.
Além disso, as lâmpadas LED proporcionam o embelezamento da cidade e um maior conforto visual, já que as lâmpadas antigas emitem luz amarelada com índice de 20% de reprodução das cores e as de LED entregam índice acima de 70% e luz branca. Isso estimula a vida noturna, o esporte, o comércio e o turismo.